Microsoft Teams – Ferramenta de Educação @ Distância – Nível I (22ª Edição)

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 29 de maio de 2021, 5 de junho de 2021 (das 10h às 13h) e 12 de junho de 2021 (das 10h às 12h); Assíncronas: 2 de junho de 2021 (das 18h30 às 20h30) e 9 de junho de 2021 (das 18h às 21h).

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos. Nota: Para poder fazer a formação é obrigatório ter o email institucional da SRE com o domínio @edu.madeira.gov.pt .

Inscrições até: 2021-05-27

Objetivos:

Objetivos gerais:
- Conhecer as funcionalidades do Teams;
- Aprender a usar o Microsoft Teams como ferramenta de ensino à distância.
 
Objetivos específicos:
• Abrir a aplicação
• Criar equipas
• Submeter tarefas para alunos
• Colaborar em Equipas
• Marcar reuniões
• Conversar
• Consultar atividade
• Gerir ficheiros
• Adicionar aplicações

Conteúdos:

1ª sessão – 3 horas síncronas:
• Como aceder à plataforma Teams:
- Saber como abrir o programa através da aplicação ou aceder à plataforma Microsoft Teams diretamente da web;
- Conhecer quais os dispositivos que permitem o acesso ao Teams;
- Explorar comandos e funções básicas do Teams.
• Criar equipas
- Compreender a criação de equipas (disciplinas/turmas) e de canais;
- Conhecer as formas de colaborar em equipas/canais;
- Diferenciar equipas privadas de públicas;
- Adicionar membros e definir permissões;
- Dar acesso a uma equipa;
- Submeter tarefas para os alunos;
- Alterar a imagem.
• Conversar
- Distinguir conversas no canal, privadas e em grupo;
- Iniciar uma conversação;
- Criar uma nova mensagem e responder a uma já existente;
- Chamar a atenção de alguém ou de toda uma equipa.
 
2.ª sessão – 2 horas assíncronas:
- Aceder ao Teams;
- Criar equipas e adicionar membros;
- Alterar a imagem da equipa;
- Enviar mensagens privadas e públicas;
- Agendar uma reunião no calendário.
 
3.ª sessão – 3 horas síncronas:
• Colaborar em Equipas
- Partilhar e criar ficheiros;
- Submeter tarefas aos alunos;
- Separador “Ficheiros”;
- Criar novos separadores.
• Marcar reuniões
- Conhecer a funcionalidade do Calendário;
- Iniciar uma reunião no momento;
- Agendar uma reunião com videochamada e aulas síncronas (chat, chamada com e sem vídeo);
- Definir os parâmetros de uma reunião que está a decorrer.
• Consultar atividade
- Saber como consultar a sua atividade;
• Gerir ficheiros
- Estar apto a gerir ficheiros e a informação (Onedrive, partilha de ficheiros, permissões de partilha);
- Categorização dos diferentes tipos de ficheiros.
• Adicionar aplicações
- Adicionar as aplicações favoritas no Teams
 
4.ª sessão – 3 horas assíncronas:
- Gestão da informação (OneDrive, partilha de ficheiros, permissões de partilha);
- Formas de comunicação síncrona (chat, chamada com e sem vídeo);
- Agendamento de reuniões com videochamada e de aulas síncronas;
- Submeter tarefas aos alunos;
- Adicionar aplicações.
 
5.ª sessão – 2 horas síncronas:
- Apresentação de trabalhos.