Indisciplina e o Conflito na Sala de Aula e na Escola – Parte I

Duração: 15

Acreditação: 0.6

Local: Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade (São Vicente)

Calendarização: 7, 14 e 21 de fevereiro de 2020, das 14h às 18h e 28 de fevereiro de 2020, das 14h às 17h (sextas-feiras).

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; Não sócios - 30€ (a liquidar após seleção dos formandos).

Inscrições até: 2020-02-02

Objetivos:

- Fornecer conhecimentos e ferramentas que contribuam para prevenção / combate à indisciplina
- Gerar novos comportamentos em qualquer área da sua vida e modificar condutas indesejadas.
- Identificar e despistar comportamentos problemáticos;
- Conhecer algumas técnicas de intervenção que possam ajudar de forma eficaz a prevenção / combate à indisciplina;
- Identificar diversos tipos de conflitos e selecionar as estratégias mais adequadas a cada situação de conflito;
- Aumentar as capacidades de comunicação, empatia e resiliência, bem como o pensamento positivo, de modo a melhorar
relacionamentos na escola;
- Adquirir competências técnicas e pedagógicas relativas ao “Processo de Mediação”;
- Trabalhar a mediação como meio para gerir e resolver conflitos em contexto escolar;
- Tomar consciência da importância da inteligência emocional nos relacionamentos inter e intrapessoais;
- Adquirir competências de equilíbrio pessoal e profissional.
- Desenvolver a comunicação assertiva dentro da sala.

Conteúdos:

1. Acolhimento e Contextualização (1h)
2. Conceito de (in) disciplina (2 horas)
2.1. Caracterização dos fatores de indisciplina
2.2. Fatores sociais, culturais e familiares
3. A Prevenção da Indisciplina (2 horas)
3.1. A importância dos primeiros encontros.
3.2. Adoção de regras na sala de aula.
3.3. “Regras das regras”.
3.4. Procedimentos para o estabelecimento de regras com os alunos.
4. Modelos e Técnicas de Gestão e Resolução de Conflitos - 2h
4.1. O modelo de Bell e Stefanich
4.2. O modelo de Gordon
5. O Conflito na Sala De Aula E Na Escola (3h)
5.1. Conceito de conflito.
5.2. Génese do conflito
5.3. Ciclo do conflito.
5.4. Os elementos do conflito.
5.5. Fatores contribuintes da existência do conflito.
5.6. Tipos de conflito.
5.7. Estilos e abordagem do conflito.
5.8. O conflito como oportunidade de aprendizagem e crescimento.
6. A Mediação (6 h)
6.1. Tipos de mediação.
6.2. Estratégias de mediação.
6.3. A dimensão pedagógica da mediação
7. Disposições Finais (1h)