A dança na escola: uma ferramenta multidisciplinar - Nível I

Duração: 16

Acreditação: 0.6

Local: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

Calendarização: 25 de janeiro de 2020, 1, 8 e 22 de fevereiro de 2020, das 9h às 13h (sábados).

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios gratuito; Não-sócios - 30 € (a liquidar após a seleção dos formandos).

Inscrições até: 2020-01-19

Objetivos:

Contribuir para a formação contínua dos educadores de infância e professores na aérea da dança
- Fomentar o gosto pela dança e a aquisição de conhecimentos;
- Fortalecer a autoconfiança dos participantes e melhorar a prática pedagógica nesta área específica;
- Evidenciar a importância de trabalhar com as crianças e jovens, conteúdos do domínio sócio-afetivo;
- Valorizar as danças no contexto da cultura formativa e informativa;
- Aumentar a capacidade de atuação consciente na modificação de atitudes, valores e comportamentos próprios e dos outros
intervenientes, principalmente nos alunos, contribuindo para o sucesso educacional;
- Promover a aprendizagem vivencial dos formandos, tendente à aquisição de competências técnico-artísticas de reprodução e de
composição e teórico - reflexivas de conceção, de crítica e de apreciação;
- Aprender a aplicar os conteúdos apreendidas no contexto de aula
- Propor projetos coreográficos de acordo com o motivo e a estrutura musical escolhidos, integrando as habilidades e combinações
exercitadas com coordenação, fluidez de movimentos e em sintonia com a música.

Conteúdos:

• Apresentação e objetivos da ação. Enquadramento e caracterização dos diferentes estilos de dança, presentes nos programas nacionais e que serão abordados, de forma introdutória / elementar, dependendo da avaliação e evolução do grupo de formandos. Os benefícios da dança na consolidação e coordenação dos esquemas motores de base.
• A dança e a interdisciplinaridade. Sugestões metodológicas do ensino da dança.
• Dança criativa - construção de coreografias: jogos de socialização (apresentação, confiança, relaxamento, etc.), danças para jogar, jogos para o desenvolvimento da concentração, da atenção e de imitação, exercícios com Danças do Mundo (as danças latinas americanas nas suas vertentes, individual, em dupla e em roda de casino: Salsa; Bachata e Chá-Chá-Chá; Danças Sociais de Salão: Valsa Lenta).
• Apresentação das coreografias (dança criativa- alterar/ construir novas coreografias a partir de uma já existente e reflexão/ debate em grande grupo.Contribuir para a formação contínua dos educadores de infância e professores na aérea da dança
- Fomentar o gosto pela dança e a aquisição de conhecimentos;
- Fortalecer a autoconfiança dos participantes e melhorar a prática pedagógica nesta área específica;
- Evidenciar a importância de trabalhar com as crianças e jovens, conteúdos do domínio sócio-afetivo;
- Valorizar as danças no contexto da cultura formativa e informativa;
- Aumentar a capacidade de atuação consciente na modificação de atitudes, valores e comportamentos próprios e dos outros
intervenientes, principalmente nos alunos, contribuindo para o sucesso educacional;
- Promover a aprendizagem vivencial dos formandos, tendente à aquisição de competências técnico-artísticas de reprodução e de
composição e teórico - reflexivas de conceção, de crítica e de apreciação;
- Aprender a aplicar os conteúdos apreendidas no contexto de aula
- Propor projetos coreográficos de acordo com o motivo e a estrutura musical escolhidos, integrando as habilidades e combinações
exercitadas com coordenação, fluidez de movimentos e em sintonia com a música.