“Avaliar não é classificar – desenho de técnicas ativas para aprender e ensinar melhor” (3ª Edição)

Duração: 15

Acreditação: 0.6

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 16, 23 e 30 de novembro de 2024 (das 9h às 12h); Assíncronas: 16, 23 e 30 de novembro de 2024 (das 12h às 14h)

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2024-11-03

Objetivos:

De entre os objetivos a atingir, destacam-se:

• Conhecer e compreender os normativos legais

• Desenvolver competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica

• Elaborar recursos/instrumentos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica

• Partilhar experiências, troca de materiais, esclarecimento de dúvidas e a geração de novas ideias de avaliação pedagógica.

Conteúdos:

A ação de formação abordará os seguintes conteúdos:

1. Apresentação da ação. Análise dos normativos relativos à avaliação.

2. Avaliação e classificação:

a. Fundamentos e diferenças conceptuais

b. Avaliação formativa e sumativa

3. Aprendizagens Essenciais: critérios de avaliação, rubricas, descritores de níveis de desempenho e de standards

a. Feedback, autoavaliação e avaliação entre pares

b. Processos/Instrumentos de recolha de informação

c. Modelos de elaboração de rubricas de avaliação

d. Exemplos de descritores e sua aplicação

e. Escalas de classificação

4. Simulação prática (assíncrona)

5. Avaliação da ação