O outro lado do Autismo: a metodologia Son-Rise como ferramenta facilitadora da relação com o aluno com PEA (1ª Edição)
Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Ladeira (Funchal)
Calendarização: 23 de novembro de 2024, das 9h às 13h e das 14h às 18h e 30 de novembro, das 9h às 14h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios EB1/PE Ladeira - 30 €; não sócios de outras escolas - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2024-11-10
Objetivos:
Objetivos gerais:
1. Promover a integração e o sucesso educativo de todos os alunos;
2. Refletir sobre as características da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA);
3. Dinamizar a intervenção avaliativa e educativa na PEA;
4. Fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes enquanto agentes educativos para facilitar a inclusão de crianças e jovens com PEA.
Objetivos específicos:
1. Conhecer os princípios fundamentais e a metodologia do Programa Son-Rise®;
2. Identificar características e sinais da PEA;
3. Identificar áreas em défice e em desenvolvimento nos alunos com PEA;
4. Nomear particularidades da síndrome de Asperger nos alunos com PEA;
5. Definir as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão a mobilizar para alunos com PEA;
6. Aprender a desenhar um Currículo Social de acordo com o Programa de Desenvolvimento Son-Rise.
Conteúdos:
Sessão 1
- Autismo
. Como vemos o autismo e o que sabemos.
. Contextualização e conceitos.
- Breve História do Programa Son-Rise®
. A importância da atitude/o não julgamento e a aceitação.
- Os Princípios do Programa Son-Rise®
. O potencial ilimitado.
. A motivação vs repetição.
. Abordagem relacional versus abordagem comportamental.
. A importância da auto-regulação.
. Os pais como o melhor recurso.
. O ambiente de aprendizagem ótimo.
- ‘Joining’
. Os comportamentos repetitivos e de exclusão.
. A estimulação sensorial e a imprevisibilidade.
. Conceito de ‘ismo’ e a auto-regulação.
Sessão 2
. O Modelo de Desenvolvimento Son-Rise.
. Os Quarto Fundamentos - Socialização (1-Contacto visual, 2-Comunicação, 3-Atenção partilhada, 4-Flexibilidade).
- Facilitar a aquisição de aprendizagens capitalizando a sua própria motivação.
. O objetivo (social), a motivação e o jogo.
- Aprender a socialização através de jogos interativos.
. Os 3 És.
. A avaliação do comportamento da criança (luz verde / luz vermelha).
. Distinção entre os comportamentos de exclusão / birra / comunicação.
. Comportamentos desafiantes e a ‘agressividade’.
- O Quarto Son-Rise
. Reduzindo as distrações.
. Um quarto ‘sim’ -sem lutas de controle.
. A prioridade da Interação.
Sessão 3
– Da avaliação ao desenvolvimento do Currículo Social individual da criança/jovem com PEA.
. Criação de um Currículo Social individual.
. Estratégias de monitorização.
. O mito da ‘falsa’ esperança.