Dislexia e Disgrafia em contexto escolar (3ª Edição)
Duração: 15
Acreditação: 0.6
Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Calendarização: 23 de novembro de 2024, das 9h30 às 14h30, 30 de novembro e 7 de dezembro, das 9h às 14h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios EBS Gonçalves Zarco - 30 €; não sócios de outras escolas - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2024-11-10
Objetivos:
Objetivos Gerais:
- Promover o desenvolvimento de competências relacionadas, para identificar dificuldades de aprendizagens mais comuns nos discentes;
- Promover a aplicação de conhecimentos sobre dislexia e disgrafia que promovam a inclusão de discentes com estas perturbações de aprendizagem específicas;
- Proporcionar um ensino diferenciado baseado em dinâmicas pedagógicas em parceria com todos os agentes educativos;
- Refletir sobre as medidas educativas de suporte à aprendizagem e à inclusão, aplicáveis aos alunos com perturbação específica de aprendizagem, ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho, em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;
- Refletir sobre as práticas pedagógicas/estratégias que potenciem a promoção de mudanças que permitam diferenciar e organizar o trabalho dos alunos como garantia da qualidade e do sucesso da aprendizagem de cada discente;
- Fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes enquanto agentes educativos;
- Promover o debate de ideias entre os participantes no sentido de consolidar ideias;
- Desenvolver uma atitude proactiva para intercâmbio de experiências pedagógicas entre os participantes.
Objetivos específicos:
- Identificar as características e etiologia das perturbações de aprendizagem específicas: dislexia e disgrafia;
- Avaliar discentes com características de dislexia e disgrafia;
- Analisar medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho, em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;
- Debater e estabelecer medidas universais e seletivas de suporte à aprendizagem e à inclusão a aplicar a cada uma das perturbações;
- Dinamizar e implementar estratégias de diferenciação pedagógica aplicadas aos alunos com perturbação específica de aprendizagem;
- Aplicar estratégias de intervenção e reeducação.
Conteúdos:
DISLEXIA:
Definição de dislexia
Características da dislexia
Tipos e subtipos de dislexia
Causas da dislexia
Diagnóstico e Avaliação
Critérios de diagnóstico
Padrões de leitura
Sinais de alerta
Avaliação
Intervenção e reeducação
Intervenção: crianças e jovens
O papel dos pais
O papel do professor
Estratégias de intervenção na sala de aula
Estratégias reeducativas científicas
DISGRAFIA:
Definição de disgrafia
Requisitos para uma execução caligráfica correta
Causas da disgrafia
Características disgráficas
Avaliação da disgrafia
Avaliação específica do grafismo
Avaliação dos fatores associados ao fracasso na caligrafia
Intervenção e reeducação
Técnicas convencionais negativas
Técnicas preparatórias recomendadas
Uma alternativa eficaz de intervenção
Medidas universais e seletivas de suporte à aprendizagem e à inclusão ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho, em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, aplicáveis à dislexia e à disgrafia.