“Avaliar não é classificar – desenho de técnicas ativas para aprender e ensinar melhor” (3ª Edição)
Duração: 15
Acreditação: 0.6
Local: On-line
Calendarização: Sessões Síncronas: 16, 23 e 30 de novembro de 2024 (das 9h às 12h); Assíncronas: 16, 23 e 30 de novembro de 2024 (das 12h às 14h)
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2024-10-23
Objetivos:
De entre os objetivos a atingir, destacam-se:
• Conhecer e compreender os normativos legais
• Desenvolver competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica
• Elaborar recursos/instrumentos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica
• Partilhar experiências, troca de materiais, esclarecimento de dúvidas e a geração de novas ideias de avaliação pedagógica.
Conteúdos:
A ação de formação abordará os seguintes conteúdos:
1. Apresentação da ação. Análise dos normativos relativos à avaliação.
2. Avaliação e classificação:
a. Fundamentos e diferenças conceptuais
b. Avaliação formativa e sumativa
3. Aprendizagens Essenciais: critérios de avaliação, rubricas, descritores de níveis de desempenho e de standards
a. Feedback, autoavaliação e avaliação entre pares
b. Processos/Instrumentos de recolha de informação
c. Modelos de elaboração de rubricas de avaliação
d. Exemplos de descritores e sua aplicação
e. Escalas de classificação
4. Simulação prática (assíncrona)
5. Avaliação da ação