A aprendizagem por projetos – desenho de um cenário de aprendizagem (3ª Edição)
Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: On-line
Calendarização: Sessões Síncronas: 26 de outubro de 2024 (das 10h às 13h e das 14h às 17h) e 2 de novembro (das 10h às 12h); Assíncronas: 29 de outubro de 2024 (das 18h30 às 20h30) e 31 de outubro (das 18h às 21h)
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2024-10-23
Objetivos:
- Compreender a metodologia projetual enquanto cenário de aprendizagem;
- Identificar as diferentes fases de um projeto;
- Desenvolver o processo de trabalho em metodologia de projeto;
- Planificar em função do desenvolvimento de projetos;
- Promover a articulação interdisciplinar para a concretização de um projeto;
- Desenhar projetos de natureza disciplinar e/ou interdisciplinar.
Conteúdos:
1ª sessão – 3 horas síncronas
Contextualização e apresentação da Metodologia de Trabalho de Projeto.
Explanação sobre conceitos-chave: metodologia de trabalho de projeto, aprendizagem ativa, competências investigativas.
Princípios e Fundamentos.
Exploração dos princípios fundamentais da metodologia de trabalho de projeto.
Discussão sobre os benefícios da aprendizagem ativa e competências investigativas.
Vantagens e Benefícios.
Exemplos práticos.
A organização da sala de aula e materiais/recursos.
Estratégias para a organização eficaz da sala de aula.
Recomendações sobre materiais e recursos necessários.
Planificação de um cenário de aprendizagem com recurso a ferramentas digitais.
2ª sessão – 2 horas assíncronas
Planificação do trabalho e instrumentos.
Exploração dos instrumentos de planificação para o trabalho por projetos.
Atividade prática de planificação, onde os formandos aplicam os instrumentos apresentados.
Fórum assíncrono para esclarecimento de dúvidas.
3ª sessão – 3 horas síncronas
Exploração das diferentes fases do trabalho por projetos em atividades práticas.
Ferramentas digitais úteis à implementação e diversificação de Projetos.
Aplicações para estruturação de cenários de aprendizagem.
Aplicações para diversificação de apresentação dos trabalhos dos alunos e para mobilização e acesso diferenciado ao conhecimento.
Exercícios práticos de aplicação das ferramentas.
4ª sessão – 3 horas assíncronas
Aprofundamento dos conteúdos abordados.
O papel e apoio do professor na metodologia de trabalho de projeto.
Estratégias de apoio aos alunos durante o processo.
Desenho de cenário de aprendizagem usando a Metodologia Projetual.
Feedback assíncrono e troca de experiências.
5ª sessão – 2 horas síncronas
Apresentação dos cenários de aprendizagem.
Discussão sobre abordagens e pontos destacados.
Reflexão coletiva sobre a experiência.
Considerações finais, dúvidas e próxima etapa.
Avaliação e encerramento da formação.