Pear Deck como Recurso Pedagógico (1ª Edição)
Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: On-line
Calendarização: Sessões Síncronas: 9 de novembro de 2024 (das 10h às 13h e das 14h às 17h) e 16 de novembro (das 10h às 12h); Assíncronas: 12 de novembro (das 18h30 às 20h30) e 14 de novembro (das 18h às 21h).
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2024-10-27
Objetivos:
Objetivos gerais:
- Capacitar os docentes na utilização eficaz do Pear Deck como ferramenta pedagógica.
- Promover a criação de aulas interativas e personalizadas.
- Promover a reflexão sobre práticas de ensino-aprendizagem com recurso à tecnologia.
- Fomentar a criação de ambientes educativos mais envolventes e motivadores.
Objetivos específicos:
- Adquirir conhecimentos sobre as funcionalidades do Pear Deck.
- Desenvolver competências na criação de apresentações interativas.
- Refletir sobre o impacto do Pear Deck na promoção da participação dos alunos.
- Integrar eficazmente o Pear Deck no processo de ensino-aprendizagem.
Conteúdos:
1ª sessão – 3 horas síncronas
Introdução à plataforma: apresentação do Pear Deck - conceitos e funcionalidades.
Exploração das diferentes formas de interação com os alunos.
Criação de apresentações interativas.
Exploração da interatividade em tempo real.
Atividade Prática e Feedback.
2ª sessão – 2 horas assíncronas
Estratégias para promover a participação e o envolvimento dos alunos.
Personalização de apresentações e feedback em tempo real.
Exemplos práticos de utilização do Pear Deck em diferentes contextos educativos.
Discussões assíncronas sobre desafios e estratégias.
Aprofundamento dos conteúdos abordados.
3ª sessão – 3 horas síncronas
Aprimoramento de Conteúdo.
Estratégias para tornar aulas mais envolventes.
Exploração de recursos multimédia adicionais.
Potencialidades do Pear Deck para a avaliação formativa.
Análise de dados e monitorização do progresso dos alunos.
4ª sessão – 3 horas assíncronas
Desenvolvimento de atividades práticas com aplicação dos conteúdos da formação.
Orientação na criação de atividades específicas para contextos de ensino/aprendizagem.
Discussão assíncrona sobre estratégias de aplicação prática.
Feedback e Discussão.
5ª sessão – 2 horas síncronas
Compartilhamento dos trabalhos de aplicação do Pear Deck enquanto recurso pedagógico.
Apresentação final das atividades desenvolvidas e encerramento.
Discussão e troca de ideias sobre as experiências com o Pear Deck: análise conjunta de experiências, impactos percebidos e desafios superados.
Avaliação da formação.