A aprendizagem por projetos – desenho de um cenário de aprendizagem (2ª Edição)

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 11 de maio de 2024 (das 10h às 13h e das 14h às 17h) e 18 de maio (das 10h às 12h); Assíncronas: 14 de maio de 2024 (das 18h30 às 20h30) e 16 de maio (das 18h às 21h)

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2024-04-28

Objetivos:

- Compreender a metodologia projetual enquanto cenário de aprendizagem;

- Identificar as diferentes fases de um projeto;

- Desenvolver o processo de trabalho em metodologia de projeto;

- Planificar em função do desenvolvimento de projetos;

- Promover a articulação interdisciplinar para a concretização de um projeto;

- Desenhar projetos de natureza disciplinar e/ou interdisciplinar.

Conteúdos:

1ª sessão – 3 horas síncronas

Contextualização e apresentação da Metodologia de Trabalho de Projeto.

Explanação sobre conceitos-chave: metodologia de trabalho de projeto, aprendizagem ativa, competências investigativas.

Princípios e Fundamentos.

Exploração dos princípios fundamentais da metodologia de trabalho de projeto.

Discussão sobre os benefícios da aprendizagem ativa e competências investigativas.

Vantagens e Benefícios.

Exemplos práticos.

A organização da sala de aula e materiais/recursos.

Estratégias para a organização eficaz da sala de aula.

Recomendações sobre materiais e recursos necessários.

Planificação de um cenário de aprendizagem com recurso a ferramentas digitais.

 

2ª sessão – 2 horas assíncronas

Planificação do trabalho e instrumentos.

Exploração dos instrumentos de planificação para o trabalho por projetos.

Atividade prática de planificação, onde os formandos aplicam os instrumentos apresentados.

Fórum assíncrono para esclarecimento de dúvidas.

 

3ª sessão – 3 horas síncronas

Exploração das diferentes fases do trabalho por projetos em atividades práticas.

Ferramentas digitais úteis à implementação e diversificação de Projetos.

Aplicações para estruturação de cenários de aprendizagem.

Aplicações para diversificação de apresentação dos trabalhos dos alunos e para mobilização e acesso diferenciado ao conhecimento.

Exercícios práticos de aplicação das ferramentas.

 

4ª sessão – 3 horas assíncronas

Aprofundamento dos conteúdos abordados.

O papel e apoio do professor na metodologia de trabalho de projeto.

Estratégias de apoio aos alunos durante o processo.

Desenho de cenário de aprendizagem usando a Metodologia Projetual.

Feedback assíncrono e troca de experiências.

 

5ª sessão – 2 horas síncronas

Apresentação dos cenários de aprendizagem.

Discussão sobre abordagens e pontos destacados.

Reflexão coletiva sobre a experiência.

Considerações finais, dúvidas e próxima etapa.

Avaliação e encerramento da formação.