Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Calendarização: 10, 17, 24, 31 de maio de 2024, das 14h30 às 17h e 7 de junho, das 14h às 17h (sextas-feiras)
Destinatários: Docentes de todos os grupos de recrutamento a lecionarem no Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos incluindo Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios EBS Gonçalves Zarco - 30 €; não sócios de outras escolas - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2024-04-28
Objetivos:
- Ampliar a autoconsciência e a segurança dos professores relativamente ao seu trabalho;
- Dotar os docentes de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam:
• compreender os próprios sentimentos em situações de stress e conseguirem manter o autocontrole;
• compreender os comportamentos desafiantes das crianças;
• lidar com a indisciplina de forma assertiva;
• aumentar a audiência, em sala de aula;
• estimular o Brainstorming;
• lidar com o bullying;
• conviver e aproveitar toda a diversidade de alunos;
• valorizar talentos em sala de aula;
• estimular a criatividade da criança, ajudando-a a pensar e arriscar sem medo e orientar os alunos no sentido de eles próprios se sentirem responsáveis e comprometidos com o seu sucesso escolar;
- Entregar técnica, para orientação de alunos, que geram mudanças rápidas;
- Consciencializar os professores da importância do seu papel como disseminadores de conhecimento (uma “arma” poderosa) e estimuladores de crescimento emocional, autoestima e autoconfiança. Saberem que são a maior referência depois dos pais;
- Construir e manter um ambiente mais harmonioso nas escolas.
Conteúdos:
- O desenvolvimento cerebral da criança versus competências, ao nível das funções executivas, possíveis de serem desenvolvidas e exigidas à criança;
- Abordagem coaching com as crianças;
- Como formular “boas perguntas” (perguntas ReDA) utilizando o Não-julgamento e a Não-sugestão;
- Conexão entre Razão e Emoção (entre o sistema límbico e o neocórtex);
- Neuroplasticidade do cérebro;
- Vínculo e aprendizagem.