Abordagem Coaching na Pedagogia – Parte I (1ª Edição)

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Calendarização: 10, 17, 24, 31 de maio de 2024, das 14h30 às 17h e 7 de junho, das 14h às 17h (sextas-feiras)

Destinatários: Docentes de todos os grupos de recrutamento a lecionarem no Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos incluindo Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios EBS Gonçalves Zarco - 30 €; não sócios de outras escolas - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2024-04-28

Objetivos:

- Ampliar a autoconsciência e a segurança dos professores relativamente ao seu trabalho;

- Dotar os docentes de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam:

• compreender os próprios sentimentos em situações de stress e conseguirem manter o autocontrole;

• compreender os comportamentos desafiantes das crianças;

• lidar com a indisciplina de forma assertiva;

• aumentar a audiência, em sala de aula;

• estimular o Brainstorming;

• lidar com o bullying;

• conviver e aproveitar toda a diversidade de alunos;

• valorizar talentos em sala de aula;

• estimular a criatividade da criança, ajudando-a a pensar e arriscar sem medo e orientar os alunos no sentido de eles próprios se sentirem responsáveis e comprometidos com o seu sucesso escolar;

- Entregar técnica, para orientação de alunos, que geram mudanças rápidas;

- Consciencializar os professores da importância do seu papel como disseminadores de conhecimento (uma “arma” poderosa) e estimuladores de crescimento emocional, autoestima e autoconfiança. Saberem que são a maior referência depois dos pais;

- Construir e manter um ambiente mais harmonioso nas escolas.

Conteúdos:

- O desenvolvimento cerebral da criança versus competências, ao nível das funções executivas, possíveis de serem desenvolvidas e exigidas à criança;

- Abordagem coaching com as crianças;

- Como formular “boas perguntas” (perguntas ReDA) utilizando o Não-julgamento e a Não-sugestão;

- Conexão entre Razão e Emoção (entre o sistema límbico e o neocórtex);

- Neuroplasticidade do cérebro;

- Vínculo e aprendizagem.