A dança em contexto escolar: novas abordagens (3ª Edição)

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço

Calendarização: 27 de abril de 2024, das 9h às 13h e das 14h às 18h e 4 de maio, das 9h às 14h

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios EB23 Caniço - 30 €; não sócios de outras escolas - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2024-04-14

Objetivos:

- Valorizar a dança no contexto da cultura formativa e informativa;

- Melhorar a autoconfiança na implementação e prática pedagógica;

- Utilizar a dança (na vertente a pares) para trabalhar e melhorar competências de relacionamento, comunicação e empatia;

- Experimentar novas possibilidades dos movimentos, de coordenação motora e de concentração (na vertente a pares);

- Promover a interdisciplinaridade de forma mais alargada;

- Promover a aprendizagem vivencial dos formandos, tendente à aquisição de competências técnico-artísticas de reprodução e de composição e teórico - reflexivas de conceção, de crítica e de apreciação;

- Propor novos projetos coreográficos de acordo com o motivo e a estrutura musical escolhidos, integrando as habilidades e combinações exercitadas com coordenação, fluidez de movimentos e em sintonia com a música.

Conteúdos:

1. Apresentação formador/ formandos. Objetivos da ação. Enquadramento e caracterização dos diferentes estilos de dança (individual ou em par). Os benefícios da dança na consolidação e coordenação dos esquemas motores de base (2 horas teóricas).

2. A dança e a interdisciplinaridade. Sugestões metodológicas do ensino da dança (2 horas teóricas).

3. Danças do Mundo (as danças latinas americanas nas suas vertentes individual e em pares: Valsa, Bachata, Salsa e Chá-Chá-Chá (7 horas práticas).

4. Apresentação das coreografias (dança criativa – alterar/ construir novas coreografias a partir de uma já existente e reflexão/debate em grande grupo (2 horas práticas).