Práticas Promotoras do Bem-estar Docente I

Duração: 15

Acreditação: 0

Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Calendarização: 3, 17 e 24 de fevereiro de 2018, das 9 às 14 horas

Destinatários: Docentes de todos os grupos de recrutamento

Informações: Formação validada pela DRE com 15 horas. Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não-sócios - 30 € (a liquidar após a seleção dos formandos).

Inscrições até: 2018-01-10

Objetivos:

Conteúdos:

Burnout
- Apresentação do programa, dos participantes e da formadora;
- Levantamento de expetativas em relação ao curso;
- Riscos psicossociais e a síndrome de burnout;
- Identificação de sintomas ou indicadores do burnout na profissão docente;
- Reconhecimento de potenciais fatores do burnout profissional;
- Mudança de paradigma – Inquérito apreciativo

Contributos da Psicologia Positiva
- Definições, bases filosóficas, raízes, pilares, impactos e desenvolvimento;
- A investigação científica em torno da Psicologia Positiva;
- Abordagem aos principais temas, linhas de investigação e aspetos conceptuais;
- Análise de modelos teóricos e autores de referência;
- Contributos da Psicologia Positiva para o individuo, o grupo e a sociedade.
- O exemplo do Colégio de Geelong

A felicidade e o bem-estar
- A felicidade e o bem-estar;
- Caracterização e indicadores da felicidade;
- Da teoria da felicidade autêntica à teoria do bem-estar;
- Alegria e sentido de humor;
- O Modelo PERMA de Martin Seligman;
- Exercícios práticos e reflexões partilhadas.

Exercícios que funcionam
- Personalidade e caráter;
- Pontos fortes de caráter;
- Identificação dos pontos fortes de caráter dos participantes;
- Utilização dos pontos fortes característicos em novas situações;
- Exercícios práticos e reflexões partilhadas.

Técnicas de mindfulness e relaxamento
- Aquisição de competências de gestão dos sintomas físicos que possam contribuir para a promoção do bem-estar docente;
- A voz da ciência – o que diz a literatura científica acerca do mindfulness ou Atenção Plena;
- Benefícios da prática do relaxamento e mindfulness nomeadamente, como forma de controlo do stresse profissional;
- Exercícios práticos e reflexões partilhadas

Avaliação e plano de gestão pessoal
- Compromisso de mudança para o futuro;
- Balanço da utilidade da formação para os professores participantes;
- Auto e heteroavaliação dos formandos e da ação de formação;
- Dinâmicas de grupo e/ou individuais, role-play e reflexões partilhadas.