O outro lado do Autismo: a metodologia Son-Rise como ferramenta facilitadora da relação com o aluno com PEA (1ª Edição)

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Ladeira (Funchal)

Calendarização: 23 de novembro de 2024, das 9h às 13h e das 14h às 18h e 30 de novembro, das 9h às 14h

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios EB1/PE Ladeira - 30 €; não sócios de outras escolas - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2024-11-10

Objetivos:

Objetivos gerais:

1. Promover a integração e o sucesso educativo de todos os alunos;

2. Refletir sobre as características da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA);

3. Dinamizar a intervenção avaliativa e educativa na PEA;

4. Fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes enquanto agentes educativos para facilitar a inclusão de crianças e jovens com PEA.

Objetivos específicos:

1. Conhecer os princípios fundamentais e a metodologia do Programa Son-Rise®;

2. Identificar características e sinais da PEA;

3. Identificar áreas em défice e em desenvolvimento nos alunos com PEA;

4. Nomear particularidades da síndrome de Asperger nos alunos com PEA;

5. Definir as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão a mobilizar para alunos com PEA;

6. Aprender a desenhar um Currículo Social de acordo com o Programa de Desenvolvimento Son-Rise.

Conteúdos:

Sessão 1

- Autismo

. Como vemos o autismo e o que sabemos.

. Contextualização e conceitos.

- Breve História do Programa Son-Rise®

. A importância da atitude/o não julgamento e a aceitação.

- Os Princípios do Programa Son-Rise®

. O potencial ilimitado.

. A motivação vs repetição.

. Abordagem relacional versus abordagem comportamental.

. A importância da auto-regulação.

. Os pais como o melhor recurso.

. O ambiente de aprendizagem ótimo.

- ‘Joining’

. Os comportamentos repetitivos e de exclusão.

. A estimulação sensorial e a imprevisibilidade.

. Conceito de ‘ismo’ e a auto-regulação.

 

Sessão 2

. O Modelo de Desenvolvimento Son-Rise.

. Os Quarto Fundamentos - Socialização (1-Contacto visual, 2-Comunicação, 3-Atenção partilhada, 4-Flexibilidade).

- Facilitar a aquisição de aprendizagens capitalizando a sua própria motivação.

. O objetivo (social), a motivação e o jogo.

- Aprender a socialização através de jogos interativos.

. Os 3 És.

. A avaliação do comportamento da criança (luz verde / luz vermelha).

. Distinção entre os comportamentos de exclusão / birra / comunicação.

. Comportamentos desafiantes e a ‘agressividade’.

- O Quarto Son-Rise

. Reduzindo as distrações.

. Um quarto ‘sim’ -sem lutas de controle.

. A prioridade da Interação.

 

Sessão 3

– Da avaliação ao desenvolvimento do Currículo Social individual da criança/jovem com PEA.

. Criação de um Currículo Social individual.

. Estratégias de monitorização.

. O mito da ‘falsa’ esperança.