A dança em contexto escolar: novas abordagens (4ª Edição)
Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Ladeira (Funchal)
Calendarização: 9 de novembro de 2024, das 9h às 13h e das 14h às 18h e 16 de novembro, das 9h às 14h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios EB1/PE Ladeira - 30 €; não sócios de outras escolas - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2024-10-27
Objetivos:
- Valorizar a dança no contexto da cultura formativa e informativa;
- Melhorar a autoconfiança na implementação e prática pedagógica;
- Utilizar a dança (na vertente a pares) para trabalhar e melhorar competências de relacionamento, comunicação e empatia;
- Experimentar novas possibilidades dos movimentos, de coordenação motora e de concentração (na vertente a pares);
- Promover a interdisciplinaridade de forma mais alargada;
- Promover a aprendizagem vivencial dos formandos, tendente à aquisição de competências técnico-artísticas de reprodução e de composição e teórico - reflexivas de conceção, de crítica e de apreciação;
- Propor novos projetos coreográficos de acordo com o motivo e a estrutura musical escolhidos, integrando as habilidades e combinações exercitadas com coordenação, fluidez de movimentos e em sintonia com a música.
Conteúdos:
1. Apresentação formador/ formandos. Objetivos da ação. Enquadramento e caracterização dos diferentes estilos de dança (individual ou em par). Os benefícios da dança na consolidação e coordenação dos esquemas motores de base (2 horas teóricas).
2. A dança e a interdisciplinaridade. Sugestões metodológicas do ensino da dança (2 horas teóricas).
3. Danças do Mundo (as danças latinas americanas nas suas vertentes individual e em pares: Valsa, Bachata, Salsa e Chá-Chá-Chá (7 horas práticas).
4. Apresentação das coreografias (dança criativa – alterar/ construir novas coreografias a partir de uma já existente e reflexão/debate em grande grupo (2 horas práticas).