O NearPod como recurso pedagógico (2ª Edição)

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 27 de abril de 2024 (das 10h às 13h e das 14h às 17h) e 4 de maio (das 10h às 12h); Assíncronas: 30 de abril (das 18h30 às 20h30) e 2 de maio (das 18h às 21h)

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2024-04-14

Objetivos:

-Explorar os recursos da plataforma criando aulas mais dinâmicas, envolventes e adaptáveis aos diversos contextos de ensino/aprendizagem.

-Familiarizar os docentes com a interface do Nearpod.

-Desenvolver conteúdos atraentes e interativos.

-Capacitar na criação e edição de apresentações interativas, com avaliação dinâmica, imediata e personalizada.

-Facilitar a comunicação em tempo real.

Conteúdos:

1ª sessão – 3 horas síncronas

Introdução à Plataforma.

Apresentação do Nearpod.

Destaque para a compatibilidade com diversas plataformas.

Navegação Básica pela Interface.

Configurações iniciais e personalização.

Criação de Conteúdo Interativo.

Criação de apresentações com interações diferenciadas: exercícios de lacunas, quizzes, perguntas de resposta longa, etc.

Inclusão de elementos visuais simples.

Interatividade em Tempo Real.

Atividade Prática e Feedback.

 

2ª sessão – 2 horas assíncronas

Desenvolvimento de Conteúdo e Elementos Visuais.

Elaboração de Conteúdo Interativo.

Discussões assíncronas sobre desafios e estratégias.

Aprofundamento dos conteúdos abordados.

 

3ª sessão – 3 horas síncronas

Aprimoramento de Conteúdo.

Estratégias para tornar aulas mais envolventes.

Exploração de recursos multimédia adicionais.

Integração de elementos visuais, como gráficos e imagens, para tornar o conteúdo mais envolvente.

Comunicação e dinâmicas para promover a interação aluno-aluno em tempo real.

Exploração das ferramentas de colaboração, como painéis de discussão e sondagens em tempo real.

Avaliações instantâneas e relatórios da atividade dos alunos.

 

4ª sessão – 3 horas assíncronas

Desenvolvimento de atividades práticas com aplicação dos conteúdos da formação.

Orientação na criação de atividades específicas para contextos de ensino/aprendizagem.

Discussão assíncrona sobre estratégias de aplicação prática.

Feedback e Discussão.

 

5ª sessão – 2 horas síncronas

Compartilhamento dos trabalhos de aplicação do Nearpod enquanto recurso pedagógico.

Apresentação final das atividades desenvolvidas e encerramento.

Análise conjunta de experiências, impactos percebidos e desafios superados.

Avaliação da formação.