O NearPod como recurso pedagógico (2ª Edição)
Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: On-line
Calendarização: Sessões Síncronas: 27 de abril de 2024 (das 10h às 13h e das 14h às 17h) e 4 de maio (das 10h às 12h); Assíncronas: 30 de abril (das 18h30 às 20h30) e 2 de maio (das 18h às 21h)
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2024-04-14
Objetivos:
-Explorar os recursos da plataforma criando aulas mais dinâmicas, envolventes e adaptáveis aos diversos contextos de ensino/aprendizagem.
-Familiarizar os docentes com a interface do Nearpod.
-Desenvolver conteúdos atraentes e interativos.
-Capacitar na criação e edição de apresentações interativas, com avaliação dinâmica, imediata e personalizada.
-Facilitar a comunicação em tempo real.
Conteúdos:
1ª sessão – 3 horas síncronas
Introdução à Plataforma.
Apresentação do Nearpod.
Destaque para a compatibilidade com diversas plataformas.
Navegação Básica pela Interface.
Configurações iniciais e personalização.
Criação de Conteúdo Interativo.
Criação de apresentações com interações diferenciadas: exercícios de lacunas, quizzes, perguntas de resposta longa, etc.
Inclusão de elementos visuais simples.
Interatividade em Tempo Real.
Atividade Prática e Feedback.
2ª sessão – 2 horas assíncronas
Desenvolvimento de Conteúdo e Elementos Visuais.
Elaboração de Conteúdo Interativo.
Discussões assíncronas sobre desafios e estratégias.
Aprofundamento dos conteúdos abordados.
3ª sessão – 3 horas síncronas
Aprimoramento de Conteúdo.
Estratégias para tornar aulas mais envolventes.
Exploração de recursos multimédia adicionais.
Integração de elementos visuais, como gráficos e imagens, para tornar o conteúdo mais envolvente.
Comunicação e dinâmicas para promover a interação aluno-aluno em tempo real.
Exploração das ferramentas de colaboração, como painéis de discussão e sondagens em tempo real.
Avaliações instantâneas e relatórios da atividade dos alunos.
4ª sessão – 3 horas assíncronas
Desenvolvimento de atividades práticas com aplicação dos conteúdos da formação.
Orientação na criação de atividades específicas para contextos de ensino/aprendizagem.
Discussão assíncrona sobre estratégias de aplicação prática.
Feedback e Discussão.
5ª sessão – 2 horas síncronas
Compartilhamento dos trabalhos de aplicação do Nearpod enquanto recurso pedagógico.
Apresentação final das atividades desenvolvidas e encerramento.
Análise conjunta de experiências, impactos percebidos e desafios superados.
Avaliação da formação.