Metodologias ativas - estratégias de intervenção na prática pedagógica (2ª Edição)

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 29 de outubro de 2022, 12 de novembro, das 9h às 12h e 19 de novembro, das 9h às 11h30; Assíncronas: 29 de outubro de 2022, das 12h às 13h30, 12 de novembro, das 12h às 14h e 19 de novembro, das 11h30 às 12h30

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2022-10-16

Objetivos:

Objetivos Gerais:

- Conhecer a origem das metodologias ativas – John Dewey; Conhecer a Pirâmide de Aprendizagem de Wiliam Glasser e problematizá-la à luz das necessidades do século XXI;

- Caraterizar as várias Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP);

- Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Metodologia de Projeto e a Metodologia STEM;

- Analisar casos de implementação de aprendizagem ativa;

- Desenhar processos formativos suportados em metodologias ativas;

- Experienciar e selecionar ferramentas para suportar a aprendizagem ativa;

- Desenvolver capacidades de planeamento de metodologias ativas para uma aprendizagem significativa associada à Flexibilidade Curricular.

Objetivos Específicos:

- Conhecer modelos teóricos de metodologias ativas, suas caraterísticas, papel do professor e do aluno;

- Desenvolver dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares;

- Conceber, planificar e monitorizar projetos num trabalho de natureza colaborativa;

- Identificar ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto;

- DAC – elaborar uma planificação.

Conteúdos:

1.ª Sessão (4,5 horas)

• Apresentação do programa da ação de formação, da metodologia de trabalho e avaliação final. Definição de horário.

• Conhecer a origem das metodologias ativas – teoria de John Dewey – APRENDER FAZENDO

• Conhecer a Pirâmide de Aprendizagem de Wiliam Glasser e problematizá-la à luz das necessidades do século XXI

• Exposição das Metodologias Ativas: (2 horas)

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP),

Sala de Aula Invertida Flipped Classroom), Metodologia de Projeto

Metodologia STEM

2.ª Sessão (5 horas)

3.ª Sessão (3,5 horas)