Microsoft Teams – Integração de Aplicações – Nível II (6ª Edição)

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 20, 27 de fevereiro de 2021 (das 10h às 13h) e 6 de março de 2021 (das 10h às 12h); Assíncronas: 25 de fevereiro de 2021 (das 18h30 às 20h30) e 4 de março de 2021 (das 18h às 21h).

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos. Nota: Para poder fazer a formação é obrigatório ter o email institucional da SRE com o domínio @edu.madeira.gov.pt .

Inscrições até: 2021-02-10

Objetivos:

Objetivos gerais:

- Explorar as funcionalidades de várias aplicações com capacidade de integração no Microsoft Teams;

- Usar o Microsoft Teams como ferramenta de ensino à distância, com possibilidade de criação de novos ambientes propícios à interação.

Objetivos específicos:

- Conhecer as aplicações do Office 365;

- Como utilizar aplicações no Teams;

- Desenvolver atividades em aplicações passíveis de serem integradas no Teams (Microsoft Forms, OneNote, Quizlet, Padlet, Kahoot);

- Explorar a possibilidades de cada aplicação ao nível da promoção de atividades a desenvolver a partir do Teams;

- Criar recursos digitais para disponibilização aos alunos através do Microsoft Teams, utilizando as aplicações sugeridas.

Conteúdos:

1.ª sessão – 3 horas síncronas:

- O Teams e as aplicações do Office 365;

- Integração de aplicações do Office e de atividades desenvolvidas noutras aplicações;

- Criação de formulários e questionários no Microsoft Forms;

- Criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registar, guardar e partilhar conteúdos multimédia, usando o Padlet.

2.ª sessão – 2 horas assíncronas:

- Exploração das aplicações do Teams – saber adicionar e retirar aplicações no Teams;

- Criação de formulários e questionários no Forms e disponibilização no Teams para os alunos;

- Criação de um Padlet para atribuição de tarefas aos alunos.

3.ª sessão – 3 horas síncronas:

- Utilização do OneNote para disponibilização e organização de informação;

- Elaboração de questionários com o Quizlet para reforço de conteúdos, de conhecimentos e de vocabulário;

- Criação de um jogo no Kahoot para, através da competição, resumir um tópico de forma divertida, interativa e envolvente.

4.ª sessão – 3 horas assíncronas:

- Criação de um OneNote e disponibilização de informação para os alunos;

- Elaboração de questionário no Quizlet;

- Criação de um jogo no Kahoot.

5.ª sessão – 2 horas síncronas:

  - Apresentação de trabalhos