A Ciência Divertida em Meio Escolar

Duração: 15

Acreditação: 0.6

Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Calendarização: 8, 15 e 22 de setembro (sábados), das 9 às 13 horas; 29 de setembro (sábados), das 10 às 13 horas

Destinatários: Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Especial (100EE e 110 EE)

Informações: Taxa de : sócios gratuito; Não-sócios - € 30 (a liquidar após a seleção dos formandos). O SIPE fornece o material necessário. Todavia, os docentes poderão levar utensílios/materiais que valorizem o seu trabalho após conversa com o formador.

Inscrições até: 2018-09-07

Objetivos:

- Responder e alimentar a curiosidade das crianças, fomentando um sentimento de admiração, entusiasmo, interesse pela ciência e pela atividade dos cientistas.
- Ser uma via para a construção de uma imagem positiva e refletida acerca da ciência.
- Promover capacidades de pensamento (criativo, critico, metacognitivo, etc.) úteis noutras áreas/disciplinas do currículo e em diferentes contextos e situações, como por exemplo, de tomada de decisão e de resolução de problemas pessoais, profissionais e sociais.
- Contribuir para a formação democrática de todos, que lhes permita a compreensão da ciência, da tecnologia e da sua natureza, bem como das suas interações com a sociedade e o ambiente
- Desenvolver estratégias de ensino/aprendizagem que promovam competências conceptuais, procedimentais e atitudinais das crianças.
- Promover a conceção de protocolos experimentais de modo a que os educadores e professam conduzir as tarefas e apoiar as crianças na exploração das suas ideias prévias, de acordo com o desenvolvimento cognitivo e nível etário dos seus alunos.

Conteúdos:

1- Apresentação formador/formandos.
2-Aplicação do questionário de pré-avaliação de conhecimentos – pré-teste
3 - Realização de atividades experimentais e respetivos protocolos – dinâmicas de grupo:
3.1- Flutuação.
3.2- Densidade – Torre de Líquidos.
3.3- Capilaridade.
3.4- Vulcão de espuma.
3.5- Dissolução.
3.6- Formação de CO2 através de uma reação entre uma solução ácida e uma base.
3.7- Estados físicos da matéria.
3.8- Formação de vapor de água a partir de uma reação química.
3.9- Determinação do nível de PH das substâncias: solução ácida, básica e neutra.
3.10- Fazer sabonetes.
4- Apresentação dos trabalhos realizados. Questionário pós-teste. Avaliação