Criação e utilização de fichas de trabalho interativas

Duração: 15

Acreditação: 0.6

Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Calendarização: 8, 15 e 22 de setembro (sábados), das 9 às 13 horas; 29 de setembro (sábados), das 10 às 13 horas.

Destinatários: Professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, professores do ensino secundário e professores de educação especial

Informações: É necessário levar computador portátil com acesso wireless. Taxa de inscrição: sócios gratuito; Não-sócios - € 30 (a liquidar após a seleção dos formandos).

Inscrições até: 2018-09-04

Objetivos:

- Capacitar os docentes para a avaliação e seleção de conteúdos e ferramentas digitais;
- Refletir sobre as práticas de ensino/aprendizagem e a importância da avaliação formativa;
- Facilitar a partilha e a disponibilização de recursos digitais;
- Fomentar o trabalho colaborativo;
- Preparar os docentes para integrar as TIC, utilizando pedagogias ativas no ensino/aprendizagem.

Conteúdos:

1 – Acolhimento e Contextualização
- Apresentação de objetivos/metodologias e processos de avaliação da ação.
- Exposição teórica relativa aos vários tipos de avaliação;
- Discussão acerca da importância da avaliação formativa e do trabalho autónomo do aluno no seu processo de avaliação .

2 – Introdução à criação de fichas de trabalho interativas
- Conceito de interatividade;
- Apresentação de experiências, por parte dos formandos e da formadora, de utilização das TIC como instrumento pedagógico;
- Introdução à ferramenta wizer.me
- Criação de contas professor/aluno;
- Personalização do perfil de utilizador;
- Criação e edição de uma ficha de trabalho;
- Inserção e edição de vários tipos de questões - aberta, escolha múltipla, espaços em branco, correspondência, preenchimento de tabelas, identificação de elementos numa imagem;
- Inserção de imagens;
- Inserção de vídeos;
- Inserção de áudio;
- Inserção de hiperligações e código HTML;
- Criação de matriz de respostas e respetiva pontuação;
- Guardar e partilhar fichas criadas.
- Exploração da galeria de fichas disponíveis;
- Copiar e editar fichas de outros utilizadores


3 – Trabalho prático
- Planificação e criação de uma atividade que utilize o Wizer.me;
- Apresentação e partilha das atividades criadas;

4 – Disposições Finais
- Avaliação da eficácia da Formação
- Auto e heteroavaliação dos formandos, da formadora e da formação
- Reflexões finais