Mediar leituras - do livro ao trabalho colaborativo na escola - Parte 1

Duração: 15

Acreditação: 0.6

Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Calendarização: 3, 17 e 24 de fevereiro de 2018, das 9 às 14 horas.

Destinatários: Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não-sócios - 30 € (a liquidar após a seleção dos formandos).

Inscrições até: 2018-01-10

Objetivos:

Conteúdos:

1. Tio Lobo ou A Carochinha e o João Ratão? – O conto pelo conto ou uma moral adequada à idade?
1.1 Uma Anita exemplar ou uma Mafalda contestatária?
1.2 A obra de David Roberts- João Porcalhão
1.3 O exemplo de José Jorge Letria em Zé Pimpão, o acelera.
1.4 Livros, infância e desenvolvimento pessoal: da oralidade à literacia

2. Ilustração- o centro do livro infantil?
2.1 A evolução da ilustração no livro infantil
2.2 A originalidade de Cristian Voltz- Eu não fui; Ainda nada; Onde está?
2.3 Análise e exploração de livros de imagem - movimento e linguagem sem palavras.
2.3.1 Jogos de imagem/ilustração.

3. Biblioterapia- realidade ou utopia?
3.1 As temáticas do medo, luto, tristeza, esperança e frustração na literatura infantil.
3.1.1 Análise de obras e autores: John Burningham, Oliver Jeffers, Mercer Mayer, Luísa Aguilar, Davide Cali e outros.

4. A arte de contar ... com livro
4.1 Critérios de escolha de livros.
4.2 Técnicas e estratégias de conto/leitura.
4.3 Leituras expressivas.
4.4 Debate: Contar com livro ou sem livro?
4.5 A coleção Borboletras.

5. Disposições Finais
5.1 Avaliação da eficácia da Formação
5.2 Auto e heteroavaliação dos formandos, da formadora e da formação
5.3 Reflexões finais