Pedestrianismo e Aulas de Campo: Estratégias Promotoras do Sucesso Escolar – Nível 1 (10ª Edição)

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: Percurso urbano: Funchal; Percurso rural: Caminhos reais da Madeira

Calendarização: 29 de abril de 2023, das 9h às 12h e das 13h às 17h e 6 de maio, das 9h às 12h e das 13h às 16h

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos. Nota: Devido às condições meteorológicas, esta formação poderá ser suspensa ou cancelada. Para esta formação é necessário levar um telemóvel com acesso a dados móveis.

Inscrições até: 2023-04-24

Objetivos:

O principal objetivo desta ação de formação é colmatar as lacunas e dificuldades apresentadas pelos docentes, fornecendo ferramentas e experiências necessárias para a planificação e execução de uma aula de campo com sucesso. No final da ação de formação cada formando deverá ser capaz de:

- ler e interpretar mapas e planos;

- utilizar e orientar-se com mapa e bússola e métodos expeditos;

- identificar, marcar e caraterizar nas suas diferentes vertentes um percurso pedestre;

- distinguir uma GR (grande rota); PR (pequena rota) e PL (percurso local);

- planificar e desenvolver uma aula de campo;

- planificar e desenvolver trabalho cooperativo e colaborativo.

Conteúdos:

Os conteúdos a serem abordados são:

1. Aulas de campo (1h)

1.1 Conceptualização e contextualização

1.2 Missão e objetivos

1.3 Vantagens e debilidades

1.4 Logística

1.5 Planificação em equipa multidisciplinar.

2. Pedestrianismo (2h)

2.1 Caraterização.

2.2 Classificação dos percursos.

2.3 Orientação com mapa, bússola e métodos expeditos.

2.4 Escolha do âmbito (cultural, histórico, antropológico, ecológico, geológico, desportivo, religioso, científico, etc).

2.5 Planificação das aprendizagens, formas de registo, avaliação e controlo.

2.6 Prática I - Identificação, marcação e caraterização de um percurso.

3. Percursos pedestres (10h)

3.1 Prática II – Percurso pedestre de âmbito histórico

3.2 Prática III – Percurso pedestre de âmbito científico-natural

   3.3 Prática IV – Percurso pedestre de âmbito desportivo