Dislexia e disgrafia em contexto escolar (1ª Edição)

Duração: 15

Acreditação: 0.6

Local: EB1/PE da Ladeira (Funchal)

Calendarização: 18, 25 de fevereiro de 2023 e 4 de março, das 9h às 14h

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios EB1/PE da Ladeira - 30 €; não sócios de outras escolas - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2023-02-16

Objetivos:

Objetivos Gerais:

- Promover o desenvolvimento de competências relacionadas, para identificar dificuldades de aprendizagens mais comuns nos discentes;

- Promover a aplicação de conhecimentos sobre dislexia e disgrafia que promovam a inclusão de discentes com estas perturbações de aprendizagem específicas;

- Proporcionar um ensino diferenciado baseado em dinâmicas pedagógicas em parceria com todos os agentes educativos;

- Refletir sobre as medidas educativas de suporte à aprendizagem e à inclusão, aplicáveis aos alunos com perturbação específica de aprendizagem, ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho, em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;

- Refletir sobre as práticas pedagógicas/estratégias que potenciem a promoção de mudanças que permitam diferenciar e organizar o trabalho dos alunos como garantia da qualidade e do sucesso da aprendizagem de cada discente;

- Fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes enquanto agentes educativos;

- Promover o debate de ideias entre os participantes no sentido de consolidar ideias;

- Desenvolver uma atitude proactiva para intercâmbio de experiências pedagógicas entre os participantes.

Objetivos específicos:

- Identificar as características e etiologia das perturbações de aprendizagem específicas: dislexia e disgrafia;

- Avaliar discentes com características de dislexia e disgrafia;

- Analisar medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho, em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;

- Debater e estabelecer medidas universais e seletivas de suporte à aprendizagem e à inclusão a aplicar a cada uma das perturbações;

- Dinamizar e implementar estratégias de diferenciação pedagógica aplicadas aos alunos com perturbação específica de aprendizagem;

- Aplicar estratégias de intervenção e reeducação.

Conteúdos:

DISLEXIA:

Definição de dislexia

Características da dislexia

Tipos e subtipos de dislexia

Causas da dislexia

Diagnóstico e Avaliação

Critérios de diagnóstico

Padrões de leitura

Sinais de alerta

Avaliação

Intervenção e reeducação

Intervenção: crianças e jovens

O papel dos pais

O papel do professor

Estratégias de intervenção na sala de aula

Estratégias reeducativas científicas

DISGRAFIA:

Definição de disgrafia

Requisitos para uma execução caligráfica correta

Causas da disgrafia

Características disgráficas

Avaliação da disgrafia

Avaliação específica do grafismo

Avaliação dos fatores associados ao fracasso na caligrafia

Intervenção e reeducação

Técnicas convencionais negativas

Técnicas preparatórias recomendadas

Uma alternativa eficaz de intervenção

Medidas universais e seletivas de suporte à aprendizagem e à inclusão ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho, em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, aplicáveis à dislexia e à disgrafia.