Ferramentas de Apoio ao Ensino à Distância – 5ª Edição

Duração: 15

Acreditação: 0.6

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 13, 20 de fevereiro de 2021 e 6 de março de 2021 (das 10h às 12h) e 13 de março de 2021 (das 10h às 13h); Assíncronas: 18 e 24 de fevereiro de 2021 (das 18h30 às 20h30) e 27 de fevereiro de 2021 (das 10h às 12h).

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2021-01-05

Objetivos:

Objetivos gerais:

• Conhecer e utilizar ferramentas para agilizar o processo de ensino-aprendizagem no e-learning.

• Sensibilizar para a integração curricular das TIC no processo de ensino-aprendizagem.

• Conhecer as potencialidades da Web 2.0 e Web 3.0 para o processo de ensino-aprendizagem.

• Refletir e debater as vantagens e desvantagens das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente na utilização das ferramentas Web 2.0 e Web 3.0.

Objetivos específicos:

• Utilizar ferramentas digitais para:

$             - realizar videoconferências;

$             - gerir ensino à distância (LMS);

            - editar e armazenar documentos na cloud;

            - editar imagens;

            - manipular PDFs;

            - editar áudio;

            - editar vídeo;

$             - criar questionários/jogos.

• Desenvolver projetos práticos.

Conteúdos:

Sessão 1 – 2 horas síncronas:

- Apresentação do ambiente online de suporte ao trabalho por videoconferência:

$           - Apresentação do curso: conteúdos, metodologias, planificação e avaliação;

$           - Conceitos sobre ensino à distância;

$           - Conceitos sobre LMS: Moodle e Google Classroom.

- Videoconferência com Zoom.

- Realização da Ficha de trabalho nº 01.

Sessão 2 – 2 horas assíncronas:

- Funcionalidades da plataforma Google Classroom.

- Gestão de contatos Gmail.

- Videoconferência com Google Hangouts.

- Realização da Ficha de trabalho nº 02.

Sessão 3 – 2 horas síncronas:

- Edição e manipulação de documentos online:

$           - Criação, edição, armazenamento e partilha documentos Google Docs e Google Drive.

- Realização da Ficha de trabalho nº 03.

Sessão 4 – 2 horas assíncronas:

- Manipulação de PDFs.

- Edição de imagens:

$           - PIXLR;

$           - Paint.NET.

- Realização da Ficha de trabalho nº 04.

Sessão 5 – 2 horas assíncronas:

- Edição de áudio:

$          -  Audacity.

- Edição de vídeo:

$          -  Videopad.

- Realização da Ficha de trabalho nº 05.

Sessão 6 – 2 horas síncronas:

- Criação de questionários/jogos online:

$            - Kahoot;

$           - Educaplay.

- Realização da Ficha de trabalho nº 06.

Sessão 7 – 3 horas síncronas:

- Apresentação dos trabalhos realizados por videoconferência.