Autonomia e Flexibilidade Curricular: da contextualização à prática pedagógica (Módulo I) – 2ª Edição

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 15 de maio, das 9h às 12h, 22 de maio, das 9h às 11h30, e 29 de maio, das 9h às 12h; Assíncronas: 15 de maio, das 12h às 13h30, 22 de maio, das 11h30 às 13h30, e 29 de maio, das 12h às 13h

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2021-05-11

Objetivos:

Objetivos gerais:

  • Refletir sobre a Escola e desafios da sociedade atual;
  • Compreender a necessidade de criar condições para conferir aos estabelecimentos de educação e ensino a possibilidade de gerir currículo de forma flexível e contextualizada;
  • Conhecer historial e as particularidades da legislação sobre autonomia e flexibilidade curricular;
  • Identificar os princípios orientadores para as práticas integradas de gestão flexível do currículo;

Objetivos específicos:

  • Refletir sobre os documentos: PASEO, Aprendizagens Essenciais, DL 54, DL55de 6 de julho de 2018 e DLR 11/2020/M;
  • Discutir sobre quais as competências para responder aos desafios da sociedade atual;
  • Melhorar a prática dos professores;
  • Promover aprendizagens através de trabalho de natureza diversa - da disciplinaridade à transdisciplinaridade.

Conteúdos:

1ª Sessão (4,5 horas):

- Apresentação, Metodologia, Planeamento e Organização da ação de Formação;

- Reflexão sobre os estabelecimentos de educação e ensino atuais;

- Análise e reflexão de vídeos;

- Revisão e reflexão da legislação aplicável à temática: LBSE e normativos aplicáveis;

- Análise e discussão sobre os DL 54 (alterado pela Lei 116/2019) e DL 55 de 6 de julho de 2018;

            ·         Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo;

-Análise das adaptações congregadas pelo DLR 11/2020/M;

·         Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo;

- Discussão e partilha de experiências.

2ª Sessão (4,5 horas):

- PASEO _ Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória – análise do documento e reflexão;

- Aprendizagens Essenciais – discutir a forma de utilização do documento

·         Flexibilização pedagógica e curricular;

- Competências para o século XXI – texto de reflexão;

- Diálogo sobre as reflexões individuais;

- Articulação e interdisciplinaridade: diferenciação pedagógica;

- As aprendizagens através de trabalho de natureza diversa - da disciplinaridade à transdisciplinaridade – abordagens de integração;

- Análise e reflexão de vídeos;

- Discussão e partilha de experiências.

3ª Sessão (4 horas):

- Apresentação dos trabalhos finais, discussão e reflexão sobre os mesmos;

- Análise e reflexão de vídeos;

- Discussão e partilha de experiências;

- Reflexão final;

-Avaliação da ação de formação.