Ferramentas para educação em e-learning - o Google Classroom (Turma 7)

Duração: 16

Acreditação: 0.6

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 5 e 19 de setembro de 2020, 3 e 10 de outubro de 2020 (das 10h00 às 11h30), 12 e 26 de setembro de 2020 (das 10h00 às 12h00); Assíncronas: 9, 16, 23 e 30 de setembro de 2020, 7 e 14 de outubro de 2020 (das 17h00 às 18h00).

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: Sócios - gratuito; Não-sócios - 30 € (a liquidar após a seleção dos formandos). Duração da formação: 16 horas (número de horas online: síncrono – 10; assíncrono – 6)

Inscrições até: 2020-09-03

Objetivos:

Objetivos gerais:

•Desenvolver competências essenciais para o século XXI;

•Conhecer e utilizar ferramentas para agilizar o processo de ensino-aprendizagem no e-learning;

•Fomentar a criação de redes de aprendizagem cooperativa de âmbito disciplinar e Interdisciplinar.

Objetivos específicos:

•Criar turmas/disciplinas;

•Convidar alunos/professores para as turmas/disciplinas;

•Criar trabalhos/questões/anúncios;

•Criar testes de avaliação no Google Form e partilhar na Classroom;

•Agendar trabalhos/questões/anúncios e receber;

•Criar calendários específicos para cada turma;

•Partilhar os trabalhos com os alunos/professores;

•Promover debates;

•Organizar as pastas no Google Drive;

•Saber utilizar ferramentas de videoconferência: Google Hangouts e Zoom;

•Saber criar vídeos demonstrativos recorrendo a ferramentas online (screencastify / screencast-o-matic);

•Publicar vídeos no YouTube;

•Criar espaços de interação online utilizando o Flipgrid e o Padlet;

•Criar atividades lúdicas para avaliação formativa utilizando o Kahoot e o Educaplay;

•Desenvolver projetos práticos.

Conteúdos:

Sessão 1 (1 hora e 30 minutos de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):

- Apresentação do ambiente online de suporte ao trabalho.

- Apresentação do curso: conteúdos, metodologias, planificação e avaliação.

- Conceitos sobre ensino à distância.

- Conceito de LMS (plataforma de aprendizagem).

- Google Classroom - Funcionalidades da plataforma.

Sessão 2 (2 horas de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):

- Google Classroom - Criação e atribuição de tarefas.

- Integração das ferramentas da Google Drive na Google Classroom (Docs, Slides, Forms).

Sessão 3 (1 hora e 30 minutos de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):

- Google Classroom - Criação e atribuição de tarefas.

- Ferramentas de videoconferência para sessões de apoio síncronas - Google Hangouts e Zoom.

Sessão 4 (2 horas de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):

- Google Classroom - Criação e atribuição de tarefas

- Criação de vídeos explicativos da matéria a leccionar recorrendo a ferramentas online (screencastify / screencast-o-matic)

- Edição e Publicação online (youtube)

            

Sessão 5 (1 hora e 30 minutos de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):

- Google Classroom - Criação e atribuição de tarefas

- Criação de espaços de interação online:

o    Flipgrid

o    Padlet

Sessão 6 (1 hora e 30 minutos de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):

- Google Classroom - Criação e atribuição de tarefas

- Ferramentas para criação de atividades lúdicas para avaliação formativa

o    Kahoot (ou Quizizz)

o    Educaplay (ou Quizlet).