Ferramentas para educação em e-learning - o Google Classroom (Turma 7)
Duração: 16
Acreditação: 0.6
Local: On-line
Calendarização: Sessões Síncronas: 5 e 19 de setembro de 2020, 3 e 10 de outubro de 2020 (das 10h00 às 11h30), 12 e 26 de setembro de 2020 (das 10h00 às 12h00); Assíncronas: 9, 16, 23 e 30 de setembro de 2020, 7 e 14 de outubro de 2020 (das 17h00 às 18h00).
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: Sócios - gratuito; Não-sócios - 30 € (a liquidar após a seleção dos formandos). Duração da formação: 16 horas (número de horas online: síncrono – 10; assíncrono – 6)
Inscrições até: 2020-09-03
Objetivos:
Objetivos gerais:
•Desenvolver competências essenciais para o século XXI;
•Conhecer e utilizar ferramentas para agilizar o processo de ensino-aprendizagem no e-learning;
•Fomentar a criação de redes de aprendizagem cooperativa de âmbito disciplinar e Interdisciplinar.
Objetivos específicos:
•Criar turmas/disciplinas;
•Convidar alunos/professores para as turmas/disciplinas;
•Criar trabalhos/questões/anúncios;
•Criar testes de avaliação no Google Form e partilhar na Classroom;
•Agendar trabalhos/questões/anúncios e receber;
•Criar calendários específicos para cada turma;
•Partilhar os trabalhos com os alunos/professores;
•Promover debates;
•Organizar as pastas no Google Drive;
•Saber utilizar ferramentas de videoconferência: Google Hangouts e Zoom;
•Saber criar vídeos demonstrativos recorrendo a ferramentas online (screencastify / screencast-o-matic);
•Publicar vídeos no YouTube;
•Criar espaços de interação online utilizando o Flipgrid e o Padlet;
•Criar atividades lúdicas para avaliação formativa utilizando o Kahoot e o Educaplay;
•Desenvolver projetos práticos.
Conteúdos:
Sessão 1 (1 hora e 30 minutos de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):
- Apresentação do ambiente online de suporte ao trabalho.
- Apresentação do curso: conteúdos, metodologias, planificação e avaliação.
- Conceitos sobre ensino à distância.
- Conceito de LMS (plataforma de aprendizagem).
- Google Classroom - Funcionalidades da plataforma.
Sessão 2 (2 horas de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):
- Google Classroom - Criação e atribuição de tarefas.
- Integração das ferramentas da Google Drive na Google Classroom (Docs, Slides, Forms).
Sessão 3 (1 hora e 30 minutos de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):
- Google Classroom - Criação e atribuição de tarefas.
- Ferramentas de videoconferência para sessões de apoio síncronas - Google Hangouts e Zoom.
Sessão 4 (2 horas de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):
- Google Classroom - Criação e atribuição de tarefas
- Criação de vídeos explicativos da matéria a leccionar recorrendo a ferramentas online (screencastify / screencast-o-matic)
- Edição e Publicação online (youtube)
Sessão 5 (1 hora e 30 minutos de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):
- Google Classroom - Criação e atribuição de tarefas
- Criação de espaços de interação online:
o Flipgrid
o Padlet
Sessão 6 (1 hora e 30 minutos de trabalho síncrono e 1 hora de trabalho assíncrono):
- Google Classroom - Criação e atribuição de tarefas
- Ferramentas para criação de atividades lúdicas para avaliação formativa
o Kahoot (ou Quizizz)
o Educaplay (ou Quizlet).