Ferramentas de Apoio ao Ensino à Distância (Turma 2)

Duração: 15

Acreditação: 0.6

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 5, 12 e 19 de setembro de 2020 (das 10h às 12h) e 26 de setembro de 2020 (das 10h às 13h); Assíncronas: 9, 14 e 16 de setembro de 2020 (das 17h às 19h).

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: Sócios - gratuito; Não-sócios - 30 € (a liquidar após a seleção dos formandos). Duração da formação: 15 horas (número de horas online: síncrono – 9; assíncrono – 6)

Inscrições até: 2020-08-23

Objetivos:

Objetivos gerais:

• Conhecer e utilizar ferramentas para agilizar o processo de ensino-aprendizagem no e-learning.

• Sensibilizar para a integração curricular das TIC no processo de ensino-aprendizagem.

• Conhecer as potencialidades da Web 2.0 e Web 3.0 para o processo de ensino-aprendizagem.

• Refletir e debater as vantagens e desvantagens das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente na utilização das ferramentas Web 2.0 e Web 3.0.

Objetivos específicos:

• Utilizar ferramentas digitais para:

$            -  realizar videoconferências;

$            -  gerir ensino à distância (LMS);

$            -  editar e armazenar documentos na cloud;

$             -  editar imagens;

$             -  manipular PDFs;

$              - editar áudio;

$              -  editar vídeo;

$               - criar questionários/jogos.

• Desenvolver projetos práticos.

Conteúdos:

Sessão 1 – 2 horas síncronas:

- Apresentação do ambiente online de suporte ao trabalho por videoconferência:

  •          Apresentação do curso: conteúdos, metodologias, planificação e avaliação;
  •          Conceitos sobre ensino à distância;
  •          Conceitos sobre LMS: Moodle e Google Classroom.

- Videoconferência com Zoom.

- Realização da Ficha de trabalho nº 01.

Sessão 2 – 2 horas assíncronas:

- Funcionalidades da plataforma Google Classroom.

- Gestão de contatos Gmail.

- Videoconferência com Google Hangouts.

- Realização da Ficha de trabalho nº 02.

Sessão 3 – 2 horas síncronas:

- Edição e manipulação de documentos online:

  •          Criação, edição, armazenamento e partilha documentos Google Docs e Google Drive.

- Realização da Ficha de trabalho nº 03.

Sessão 4 – 2 horas assíncronas:

- Manipulação de PDFs.

- Edição de imagens:

  •          PIXLR;
  •         Paint.NET.

- Realização da Ficha de trabalho nº 04.

Sessão 5 – 2 horas assíncronas:

- Edição de áudio:

  •          Audacity.

- Edição de vídeo:

  •         Videopad.

- Realização da Ficha de trabalho nº 05.

 

Sessão 6 – 2 horas síncronas:

- Criação de questionários/jogos online:

  •         Kahoot;
  •          Educaplay.

- Realização da Ficha de trabalho nº 06.

Sessão 7 – 3 horas síncronas:

- Apresentação dos trabalhos realizados por videoconferência.