Resolução Criativa de Conflitos
Duração: 15
Acreditação: 0.6
Local: Escola Básica e Secundária de Santa Cruz
Calendarização: 31 de janeiro de 2020, 7 e 14 de fevereiro de 2020, das 14h às 19h (sextas-feiras).
Destinatários: Docentes de todos os grupos de recrutamento
Informações: Taxa de inscrição: sócios gratuito; Não-sócios - € 30 (a liquidar após a seleção dos formandos).
Inscrições até: 2020-01-26
Objetivos:
- Compreender o conflito como uma oportunidade de aprendizagem;
- Aumentar as capacidades de comunicação, empatia e resiliência, bem como o pensamento positivo, de modo a melhorar relacionamentos na escola;
- Adquirir competências técnicas e pedagógicas relativas à gestão dos conflitos;
- Gerir e resolver conflitos em ambiente escolar de forma criativa.
- Adotar uma postura pacífica perante os conflitos diários em ambiente educativo;
- Reconhecer o papel do conflito na construção da relação educativa;
- Identificar diversos tipos de conflitos e selecionar as estratégias mais adequadas a utilizar perante cada situação;
- Desenvolver competências práticas de comunicação e gestão de emoções;
- Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos;
- Promover iniciativas para fomentar a relação entre os agentes da comunidade escolar;
- Identificar a importância da resolução criativa de conflitos em contexto escolar;
- Desenvolver e implementar estratégias de resolução criativa de conflitos na sala de aula.
Conteúdos:
1 – Acolhimento e Contextualização
Apresentação dos formandos, da formadora e do curso
Contextualização da temática
Negociação dos critérios de avaliação e tarefas a desenvolver
2 – Conflito
Conceito e características do conflito
Origem e evolução dos conflitos
Causas dos conflitos na sala de aula
Estilos pessoais de resolução de conflitos
3 – Técnicas de Resolução de Conflitos na escola
Caraterização das diferentes técnicas de resolução de conflitos;
Escolher a estratégia em função do objetivo e da situação;
Fazer as escolhas adequadas e adaptá-las ao processo de resolução de conflitos;
Construção de um clima de confiança – comunicação com base em interesses mútuos;
Potenciar a atitude cooperativa nos outros de modo a facilitar o processo;
Exercícios práticos, dinâmicas de grupo e partilha em grande grupo.
4 – Gestão da raiva, frustração e agressão
A natureza da agressão
Expressão emocional e autocontrolo
Aprender a lidar com os sentimentos
Círculos restaurativos
Expressar as emoções de forma positiva
Desenvolver o autocontrolo
Implementar um código de conduta pessoal
5– Disposições Finais
Trabalho final
Avaliação da eficácia da formação
Auto e heteroavaliação dos formandos, da formadora e da ação
Reflexões finais