Resolução Criativa de Conflitos

Duração: 15

Acreditação: 0.6

Local: Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

Calendarização: 31 de janeiro de 2020, 7 e 14 de fevereiro de 2020, das 14h às 19h (sextas-feiras).

Destinatários: Docentes de todos os grupos de recrutamento

Informações: Taxa de inscrição: sócios gratuito; Não-sócios - € 30 (a liquidar após a seleção dos formandos).

Inscrições até: 2020-01-26

Objetivos:

  • Compreender o conflito como uma oportunidade de aprendizagem;
  • Aumentar as capacidades de comunicação, empatia e resiliência, bem como o pensamento positivo, de modo a melhorar relacionamentos na escola;
  • Adquirir competências técnicas e pedagógicas relativas à gestão dos conflitos;
  • Gerir e resolver conflitos em ambiente escolar de forma criativa.
  • Adotar uma postura pacífica perante os conflitos diários em ambiente educativo;
  • Reconhecer o papel do conflito na construção da relação educativa;
  • Identificar diversos tipos de conflitos e selecionar as estratégias mais adequadas a utilizar perante cada situação;
  • Desenvolver competências práticas de comunicação e gestão de emoções;
  • Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos;
  • Promover iniciativas para fomentar a relação entre os agentes da comunidade escolar;
  • Identificar a importância da resolução criativa de conflitos em contexto escolar;
  • Desenvolver e implementar estratégias de resolução criativa de conflitos na sala de aula.

 

Conteúdos:

1 – Acolhimento e Contextualização
Apresentação dos formandos, da formadora e do curso
Contextualização da temática
Negociação dos critérios de avaliação e tarefas a desenvolver

2 – Conflito
Conceito e características do conflito
Origem e evolução dos conflitos
Causas dos conflitos na sala de aula
Estilos pessoais de resolução de conflitos

3 – Técnicas de Resolução de Conflitos na escola
Caraterização das diferentes técnicas de resolução de conflitos;
Escolher a estratégia em função do objetivo e da situação;
Fazer as escolhas adequadas e adaptá-las ao processo de resolução de conflitos;
Construção de um clima de confiança – comunicação com base em interesses mútuos;
Potenciar a atitude cooperativa nos outros de modo a facilitar o processo;
Exercícios práticos, dinâmicas de grupo e partilha em grande grupo.

4 – Gestão da raiva, frustração e agressão
A natureza da agressão
Expressão emocional e autocontrolo
Aprender a lidar com os sentimentos
Círculos restaurativos
Expressar as emoções de forma positiva
Desenvolver o autocontrolo
Implementar um código de conduta pessoal

5– Disposições Finais
Trabalho final
Avaliação da eficácia da formação
Auto e heteroavaliação dos formandos, da formadora e da ação
Reflexões finais