Ferramentas Digitais - Calaméo - E-books Interactivos

Duração: 30

Acreditação: 1.2

Local: Funchal (a designar)

Calendarização: 23/11/ 18 - das 17 às 20.30 horas; 27/11/18- das 19 às 21 horas; 30/11/2018 – das 17 às 21 horas; 04/11/2018 – das 19 às 21 horas; 07/12/2018 - das 17 às 20.30 horas

Destinatários: Professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e professores do ensino secundário

Informações: 15 horas presenciais e 15 horas de trabalho autónomo. É necessário levar computador portátil com acesso wireless. Sócios estão isentos de qualquer taxa. Não-sócios - 35 € (a liquidar após a seleção dos formandos).

Inscrições até: 2018-11-23

Objetivos:

- Avaliar e selecionar conteúdos e ferramentas digitais;
- Refletir sobre as práticas de ensino/aprendizagem e a importância da avaliação formativa;
- Facilitar a partilha e a disponibilização de recursos digitais;
- Fomentar o trabalho colaborativo;
- Integrar as TIC, utilizando pedagogias ativas no ensino/aprendizagem.
- Aplicar novas metodologias de ensino-aprendizagem.
- Utilizar o Calaméo como ferramenta digital que potencia o papel dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Conteúdos:

SESSÕES PRESENCIAIS
1 – Acolhimento e Contextualização
- Apresentação de objetivos/metodologias e processos de avaliação da oficina de formação.
- Indicações para o trabalho de implementação de atividades com o Calaméo em contexto de trabalho.

2 – Teorias, modelos e abordagens de ensino-aprendizagem
- Instrucionimo ou ensino tradicional;
- Constructivismo e constructivismo social;
- Conectivismo;
- Aprendizagem colaborativa

3 – Potencial Educativo do Calaméo
- O que é o Calaméo? Para que serve?;
- Como funciona o Calaméo?;
- O Calaméo como ferramenta colaborativa da Web 2.0;
- Perspetiva didática do uso do Calaméo;
- Exemplos de atividades com o Calaméo.

4 – Planificação de uma atividade (aula ou sequência de aulas) com o Calaméo
- Delimitação da área temática;
- Objetivos de aprendizagem da atividade com recurso ao Calaméo em função da temática escolhida;
- Estruturação da atividade;
- O que dizer aos alunos? Como comunicar o que se pretende com a atividade mediada pelo Calaméo?

5- Utilização da aplicação Calaméo
- Criação da atividade previamente planificada com o Calaméo - https://pt.calameo.com/;
- Painel de controlo;
- Configurações iniciais;
- Menus de navegação;
- Administração do espaço: criar e editar conteúdo, edição e inserção de arquivos (texto, imagens, vídeos, etc.);
- Atividades de escrita sobre determinada matéria;
- Inserção de hiperligações;
- Usuários e partilha dos documentos criados.

TRABALHO AUTÓNOMO

Nesta fase, os formandos tem de aperfeiçoar a estrutura da atividade baseada no Calaméo começada nas sessões presenciais e aplicá-la em sala de aula e/ou em contexto educativo com os alunos.

SESSÃO PRESENCIAL
Sessão de controlo
Nesta sessão, formador e formandos discutem a aplicação da aplicação Calaméo em contexto educativo até ao momento, os problemas, dificuldades e sucessos obtidos. Troca-se ideias e fornece-se sugestões.

TRABALHO AUTÓNOMO

Nesta etapa, os formandos continuam a aplicar a atividade mediada pelo Calaméo com os seus alunos.

SESSÃO PRESENCIAL

Sessão de final
- Considerações finais sobre os trabalhos realizados.
- Visualização breve dos trabalhos implementadas.
- Avaliação.